Um projeto Teamway

terça-feira, 23 de junho de 2015

EVENTO: Novo Mundo

Intercâmbio 

"Living la Vida Healthy" & Vitamina-te



O Novo Mundo é um grupo de jovens sem fins lucrativos, fundado em 2013, com o objectivo de promover os valores Europeus de Cidadania Ativa entre os jovens de Almada e Seixal. 

O nosso projecto de intercâmbio "Living La Vida Healthy" é financiado pelo programa Erasmus + e vai envolver 30 jovens de seis paises diferentes: Portugal, Itália, Islândia, Eslovénia e Espanha. 

Vamos desenvolver partilhas de boas práticas e o desenvolovimento de estilos de vida saudável com estes jovens que durante 8 dias, vão aprender as várias competências sobre nutrição, desporto, eco empreendorismo, desenvolvimento sustentável, equilibrio fisico e mental.

Tem sido um desfio muito gratificante gerir este intercâmbio, não só pela componente do próprio tema, mas também pela dificuldade e realização que é encontrar parceiros e patrocinios que nos ajudem a concretiza-lo, e o Vitamina-te é um desses parceiros que nos vão apoiar nestes dias.



O Vitamina-te vai estar presente nas seguintes atividades:

- Dia 29 Junho: Aula Zumba (Rita Cabrita), seguida oferta de shots energizantes Xs Power Drink;
- Dia 1 Jullho: Workshop Hábitos Saudáveis (Pedro Pereira), Lanche Vitaminado (Inês Guimarães, Rita Cabrita e Andreia Black), Aula Ioga (Andreia Black);
- Dia 2 Julho: Workshop Ecologia/Sustentabilidade (Inês Guimarães), SunSet Ioga (Andreia Black).





quarta-feira, 17 de junho de 2015

NA PRIMEIRA PESSOA: Inês Crespo

O Vitamina-te convidou a Inês Crespo do Miminhos da Maria, para nos falar da importância das fraldas reutilizáveis na saúde e no ambiente!


Fazer um texto sobre algo que rapidamente se tornou num hábito prático da maioria dos pais portugueses não é fácil. 

Há mais ou menos 30 anos atrás era impensável eu estar aqui hoje a escrever este texto. Com a modernização e a evolução dos tempos, surgiram as fraldas descartáveis. Nesta era de tudo o que é descartável e sintético e que cada vez mais prejudica a nossa saúde e dos nossos bebés. Tudo é embalado e cheio de químicos e sem benefício nenhum. Vejamos: uma fralda descartável é feita exactamente com o quê? já pensaram sobre isso? São feitas de plástico e gel, materiais sintéticos e resistentes que levam em torno de 500 anos para se decompor. Para além disso se pensarmos nos químicos utilizados nas mesmas ficamos preocupados... Um dos mais nocivos é a dioxina, que pode provocar entre outros, doenças cancerígenas e de pele. Então qual a vantagem de continuarmos a usar fraldas descartáveis?! Coloca-se e deita-se fora? Não se perde tempo com lavagens? Será isso realmente um benefício?!

Vejamos, ao utilizarmos as fraldas reutilizáveis em vez das descartáveis que estamos a fazer:

-Protegemos o meio ambiente: o seu uso contribui para um planeta mais verde para os nossos filhos, ficando mais limpo e evita o desperdício de bens naturais. Já pensaram quantas árvores são abatidas para a produção de fraldas descartáveis?! Num ano, cerca de mil milhões de árvores... Além disso na composição das fraldas é utilizado o petróleo e outros químicos nocivos para o ambiente. Um bebé gasta em média 6000 fraldas até ao desfralde e demoram cerca de 500 anos para se desintegrarem, sendo o terceiro maior consumidor de espaço em aterros.

- Saúde: a pele do bebé deixa de estar em contacto com os químicos utilizados na sua produção. Um dos mais nocivos é a dioxina que pode provocar entre outros, doenças cancerígenas e de pele. As fraldas reutilizáveis são mais respiráveis e por isso mais frescas e confortáveis. Já experimentaram usar cuecas de plástico?! Alguns bebés com pele atópica ou que venham a fazer alergias severas (há bebés que fazem alergia às fraldas descartáveis) a escolha de reutilizáveis pode ser essencial para o seu bem estar, já que dá a hipótese de escolher materiais hipoalergenicos, como o bambu, algodão orgânico, cânhamo, etc...

- Poupança: o investimento inicial é significativo, mas a longo prazo compensa. Se o desfralde ocorrer por volta dos dois anos , a criança irá usar cerca de 6000 fraldas, sendo uma média de 0,18€ a fralda é fazer as contas... temos um investimento de mais de 1000 euros por criança, contando somente com as fraldas sem os toalhetes, cujo investimento pode ultrapassar os 100 euros anuais. Se tiver mais que um filho não tem que voltar a investir. Pois as fraldas podem ser usadas por vários irmãos e assim sendo só se investe uma vez.

Vamos continuar a usar sintéticos e químicos nos nossos bebés?! Será que a rapidez com que se coloca e deita fora uma fralda descartável compensa o que pode fazer no nosso ambiente e aos nossos filhos?!

Dá que pensar... Pensem nisso...








Visitem a página da Inês aqui

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Yoga VS Corrida - Como recuperar de uma lesão/traumatismo?



Aguardei por este momento durante muito tempo, e eis que chegou!!! Para quem não conhece a minha história, convido-vos a lerem o artigo que escrevi, na Primeira Pessoa "Andreia Black". Neste, falo do meu primeiro contacto com a Nutrilite, e como estes produtos mudaram a minha vida, e após dois anos de consumo regular e pratica regular/intensiva de Hatha Yoga, consegui recuperar uma das actividades que mais me apaixona fazer...Correr!

Antes de mais quero dizer que não sou Médica nem Nutricionista. A minha base de formação é Engenharia Alimentar - Qualidade e Segurança Alimentar e tenho muito orgulho no curso que tirei e no local onde estudei - Instituto Superior de Agronomia. 

Estou a escrever este artigo pois quero partilhar convosco a minha experiência e testemunho, e como é possível retomar uma paixão à muito deixada de parte, com ajuda de outras duas paixões: Yoga e Suplementação orgânica!

Resumindo, devido à pratica intensiva de desporto desenvolvi diversos traumatismos no meu corpo: diversas tendinites, contraturas, uma hérnia inguinal e por fim em 2006 (com 22 anos) o chamado síndroma do piramidal (pequeno músculo que está localizado atrás do glúteo - no meu caso foi do lado esquerdo). Como já devem ter percebido, estava com um desiquilibrio nutricional elevadissimo e o meu corpo estava a necessitar de ajuda urgente. E nessa altura não tomava suplementação alimentar nenhuma, pois era bastante céptica em relação a este tema.

Na altura, tive de parar as actividades físicas e em 2006 fui operada a uma hérnia inguinal. Depois, lentamente retomei a actividade fisica, mas tive que deixar de correr porque simplesmente o meu corpo não conseguiu acompanhar o ritmo (quando corria os meus tendões prendiam e simplesmente não conseguia). Em alternativa comecei a praticar natação e yoga. No entanto, não foi suficiente, porque passados 4 anos foi-me diagnosticado o Síndroma do Piramidal. E é aqui que me cai a ficha e penso "Como é possível ter-me deixado chegar a este ponto? Com 26 anos e cheia de lesões?". Aceitei a situação e percebi que nada acontece por acaso. Começei a ter sessões de Osteopatia e a praticar Hatha Yoga com o meu professor Firminiano Fonseca, no Núcleo de Yoga de Almada, que adoro e lhe estou eternamente grata por ter aparecido na minha vida! E passados dois anos conheço a Nutrilite.

Aprendi que sem suplementação alimentar adequada, o nosso corpo não consegue acompanhar este ritmo acelarado que todos nós vivemos diariamente, e que a nossa alimentação, por mais saudável e equilibrada que seja, não é suficiente, e sei disso por experiência própria e porque senti na pele, e não o desejo a ninguém.

Começei a tomar regularmente CalMag (cálcio e magnésio), Omega 3, Glucosamina, Sticks de magnésio e Alho (entre outros suplementos que também tomo). A prática regular de yoga, nomeadamente determinadas posturas (Asanas), são indispensáveis para a recuperação do piramidal, e lentamente comecei a sentir melhorias significativas. Não comecei a correr logo, mas fazia muitas caminhadas e bicicleta.

Passados 3 anos, a magia aconteceu...No inicio deste ano comecei a correr. Lentamente, aos poucos e poucos. Hoje já consigo correr cerca de 45 minutos sem que qualquer tendão prenda. Não poderia sentir-me mais feliz, pois consigo conjugar 3 paixões :)

Quando digo que nada acontece por acaso é mesmo verdade! E a vida tem-me ensinado isso a cada ano que passa.

Despeço-me com uma frase que adoro, e me tem inspirado nos últimos tempos:
«Not everyone will understand your journey. That's okay. You're here to live your life, not to make everyone understand.»

Sejam Felizes e Vitaminados!

Até já!

Andreia Black





quarta-feira, 3 de junho de 2015

Apaixonar-se por si – um passo na sua alimentação

 
Apaixonar-se por si – um passo na sua alimentação
Ana Ferreira, Coach Listen To You  e empresária Amway
 
 
 
 

Quando é que a alimentação passa a ser importante para si? Quando o seu corpo não está nas medidas que supõe ideais, quando se sente cansada, débil, exausta e triste ou quando vai ao médico e ele lhe diz que a sua saúde não está dentro dos parâmetros e isso a assusta, ou se quer emagrecer e ou engordar, quer agradar aos outros, ou mudar alguma coisa na sua vida?
 
O que quer que seja que a motiva em pensar na sua alimentação, provavelmente pode ser um sinal em que existe algo que a levou a refletir que começar a cuidar de si é talvez um dos maiores compromissos que tem.
 
Quantas vezes não queremos faltar aos nossos compromissos, uma marcação no dentista, o ir tomar café com um amigo, não chegar atrasada ao emprego ou a algo previamente combinado e não falhar a nada ou quase nada que seja com o afetar os horários dos outros, a vida dos outros, em suma com o exterior a nós. Não faltar ou falhar ao compromisso com os outros é algo muito importante para a nossa conduta de vida, que nos faz sentir pessoas com valores, responsabilidade e respeito pelos outros.
 
Invertendo agora o cenário, quantas vezes dizes para ti que vais mudar qualquer coisa na tua vida e não o fazes?
 
Contando um bocadinho da minha história e dos meus devotamente “fabricos caseiros” de smoothies, que preparo na minha primeira refeição do dia, sendo essa a que faço logo de manhã cedo quando acordo. Tarefa que mudou a minha rotina de vida e como sendo tão simples é promotora do aumento da estima que tenho por mim. Tarefa essa, juntamente com outras, que eu vislumbrava como quase impossíveis ou utópicas no meu sistema diário.
 
No meu caso, engordar é um desejo muito pessoal, mas maior desejo que esse é o que eu descobri que está no propósito do querer engordar. Dei-me conta que o querer engordar traz por trás de si um objetivo muito forte, é o desejo que eu tenho de me sentir bem comigo própria, o desejo que eu tenho de estar bem, alegre, de bem com a vida, feliz. Ora foi aqui que me coloquei algumas perguntas que só eu é que posso responder, tal e qual como você aí desse lado.
 
O que é para mim sentir-me bem? Nesse momento eu pensei, deveria cuidar mais de mim, e o cuidar mais de mim significa que pode ser este, num determinado momento, o meu real objetivo que está por trás do querer engordar. Então como não o faço?
 
Comigo resultou colocar-me algumas boas perguntas, e dei as minhas respostas. Veja como resulta consigo:
O que é que eu preciso de fazer para engordar?
Levantar-me mais cedo e começar a tomar o pequeno-almoço em casa.
O que é que tenho feito até agora?
Fico na cama a dormir mais cinco minutos e levanto-me a correr. Depois não tenho tempo para nada.
O que posso fazer de diferente?
Levantar-me mais cedo, mas não consigo porque adoro ficar na cama aqueles 5 minutos, sabe-me pela vida.
O que é que eu quero realmente?
Cuidar mais de mim, para me sentir bem e uma das coisas que acredito que vai contribuir é engordar.
O que precisa de acontecer para que eu comece a cuidar mais de mim?
Levantar-me mais cedo, preparar um bom pequeno-almoço que seja saudável e nutritivo e comê-lo em casa; também gostava de ter tempo de sair de casa bem arranjada, com a roupa previamente escolhida e gostaria de cuidar mais da minha pele do rosto todos os dias.
Ok. Então neste momento o que posso começar por fazer?
Posso levantar-me mais cedo 5 minutos mas não sei se vou conseguir, mas vou tentar. Acho que vou chegar ao trabalho às 10:00H super atrasada se fizer isto tudo.
 
Comecei a perceber que o compromisso comigo mesma é algo que eu não tinha. Descurar de mim tornou-se algo que fazia parte da minha rotina inconsciente. E dei comigo a pensar que se faço tudo para não chegar atrasada a um café com os amigos, a uma ida a um concerto, ao cinema, o que for, como não o faço comigo? Como posso deixar de me alimentar bem de manhã? Como posso não tratar da minha pele, da minha roupa, o que for, se isso não está a contribuir para o meu bem-estar? Como não consigo arranjar mais 5 minutos para sair de casa e começar o dia da forma como gostaria?
 
Se não me comprometo com o que quero atingir irei sempre criar e cair em ciclos de frustração e desânimo. É assim com a alimentação e é assim com tudo e qualquer coisa a que se proponha fazer na sua vida e não faz.
 
E não faz porque talvez não se comprometa consigo própria o suficiente. E quando digo suficiente é o que para si seja suficiente para a colocar bem no ponto que gostaria de chegar.
 
Agir só por si não chega, ajo hoje, ajo amanhã e depois começo a esmorecer e lá se vão os desejos de querer engordar, de querer sentir-me bem e então não cuido de mim, não chego ao meu real objetivo. E com isso vão sonhos por arrasto e eu negligencio e protelo a minha felicidade.
 
Eu até agi, mas não me comprometi o tanto quanto me comprometo em não errar e falhar com os outros. É estranho… mas é assim que a maioria de nós age, sem real compromisso connosco próprios.
Quando é que quero começar a levantar-me 5 minutos mais cedo? Amanhã.
 
 
Apaixone-se por si
 
 
 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Workshop Detox - Receita Muffins de Alfarroba vegetarianos










Para a sobremesa, uns muffins de alfarroba vegetarianos super deliciosos e para não deixar de ser super nutritivos. Neste caso em vez de preparar doses individuais, preparei num tabuleiro rectangular e depois cortei em quadrados. O resultado??!! Foi maravilhoso pois ficaram bastante fofos e húmidos.

Ingredientes para 14 Muffins:

- 1 cháv. de farinha de aveia
- 1/2 chav. de farinha de trigo integral
- 1 c.sopa de linhaça dourada moída
- 2 c. sopa de farinha alfarroba
- 1 c. sopa de proteína total de plantas NUTRILITE
- 1 cháv. de açúcar mascavado
- 1 pitada de sal
- 1 c. sobremesa de fermento em pó
- 1 c. café de bicabornato de sódio
- 1 cháv. bebida vegetal de arroz
- 1/2 cháv. óleo de amendoim
- Sumo e raspa de 1 laranja

Pré-aquecer o forno, e untar uma forma com margarina vegetal e polvilhar com farinha. Juntam-se todos os ingredientes secos e peneirados. A parte, mistura-se a bebida de arroz, o óleo, o sumo e a raspa da laranja. Juntar aos ingredientes secos a mistura liquida, e com a ajuda de uma vara de arames, misturar tudo ate obter uma massa homogénea. Colocar a mistura no tabuleiro e levar ao forno durante 15-20 minutos, a 180 graus centígrados.
Retirar do forno, deixar arrefecer, cortar em quadrados e estão prontos a comer.

Esta receita  existe no nosso blog, mas desta forma julgo que resulta muito bem e resolvi partilhar convosco esta maravilha. Aqui tem uma sobremesa super saudável e nutritiva, que tanto serve para pequeno-almoço, lanche ou ate mesmo quando estamos naqueles dias em que nos apetece um doce e não sabemos o que comer, e em vez de estarmos a comer opções menos saudáveis, tem aqui uma opção super nutritiva.

Assim me despeço!

E como não podia deixar de ser....Sejam Felizes e Vitaminados!

Andreia Black





Workshop Detox - Receita Wraps proteícos com ricota, cebolinho e pepino







Continuando com as receitas preparados no workshop do dia 17 de Abril, o segundo snack elaborado foram uns wraps proteicos, recheados com molho de ricota, cebolinho e alho, com rodelas de pepino.

Ingredientes para 14 pessoas:
Wrap:
- 6 ovos inteiros
- 40g de proteína total da plantas NUTRILITE
- pimenta branca, salsa picada
- pitada de sal

Recheio
- Ricota (requeijão italiano)
- 1 dente de alho
- Cebolinho fresco
- pepino cortado em rodelas

Misturam-se todos os ingredientes do wrap num liquidificador, ate obter uma massa cremosa e homogénea. Depois, aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar um pouco da massa do wrap (mais ou menos meia concha dependendo do tamanho da frigideira e da espessura pretendida). Deixar alourar cada um dos lados (1-2 minutos), e retirar. Repetir o processo ate terminar a massa do wrap.
Para a preparar o recheio, colocar o queijo ricota, o dente de alho e o cebolinho num copo e triturar com a varinha magica (ou noutro equipamento semelhante). Lavar e retirar a casca ao pepino, e cortar em rodelas finas.
Para finalizar, barrar cada um dos wraps com o recheio e dispor algumas rodelas de pepimo (3-4). Enrolar, colocar um palito e estão prontos a comer :)

Estes wraps podem ser recheados com qualquer recheio, depende do gosto de cada um, mas esta combinação resulta muito bem para os dias mais quentes que se avizinham!

Bom apetite

Sejam Felizes e Vitaminados :)

Andreia Black




quinta-feira, 7 de maio de 2015

Worshop Detox - Receita Smothie Energizante






No passado dia 17 de Abril realizou-se mais um magnifico workshop no Just A Showroom - Workshop "Um corpo para o verão ou para a vida?". Para quem esteve presente, absorveu imensa informação para manter um corpo saudável, não só para a estação do ano mais desejada, mas para uma vida cheia de energia e saúde.

Para alem dos segredos revelados pela nossa querida Inês Correia, eu elaborei alguns snacks super saudáveis, nutritivos e cheios de energia. 

Começamos com um Smothie energizante de banana da madeira, ananás e alguns segredos!!!!

Smothie energizante

Ingredientes:

- Banana da madeira
- Ananás
- Hortelã
- Sumo e raspa de lima
- Gengibre
- Proteína total de plantas NUTRILITE
água mineral alcalina


Colocamos todos os ingredientes num misturador, juntamos água mineral alcalina (preferencialmente com pH superior a 7), e trituramos tudo até obter uma consistência cremosa. Se gostarem do smothie mais líquido, podem colocar mais água até obterem a consistência mais adequada para cada gosto.

Este smothie e óptimo para começar o dia, para acompanhamento de um prato mais leve ou até mesmo como lanche a meio da manha ou tarde.

Espero que gostem, e partilhem connosco a vossa opinião.

Desfrutem a vida....Sejam Felizes e Vitaminados :)

Andreia Black

sexta-feira, 24 de abril de 2015

NA PRIMEIRA PESSOA: Alergia ao Peixe

O nosso Ómega 3 não provoca Alergia a quem é Alérgico ao Peixe ! Este é um testemunho do Pedro Pereira





Este é provavelmente um dos maiores testemunhos que eu já ouvi ou presenciei, não pelo efeito que a Nutrilite teve, mas pelo efeito que neste caso o Ómega 3 da Nutrilite não teve.

O meu pai tem o nível máximo de alergia ao peixe, e para quem não tem ideia o que isto significa, significa que pode morrer em questão de minutos após ingerir uma pequena quantidade de peixe. A alergia é tão forte que a pele incha só em contacto com a proteína do peixe, não precisando sequer de uma pequena picada para que esta entre na corrente sanguínea para que o corpo reaja.

Com esta alergia, todos podem perceber que a ingestão de Ómega 3 (que provem principalmente de peixes gordos) do meu pai era nula ou quase nula, por não poder comer peixe, mas também porque todos os suplementos que diziam conter Ómega 3, continham mais Proteína de Peixe e outros constituintes do que o próprio Ómega 3 o que fazia com que o meu pai não os pudesse tomar.

Dia 26 de Dezembro, depois do Natal e de tanta confraternização Natalícia, resolvi fazer um teste com o meu pai para animar as coisas ☺, então depois de muito ler sobre outras marcas e que todas proibíam a toma do seu Ómega 3 por parte dos alérgicos à Proteína do peixe, pesquisei a sério o Ómega 3 da Nutrilite. 


Feitas contas, a % de outros constituintes que não Ómega 3 puro que a Nutrilite assumia que o suplemento poderia conter era inferior a 0.1%, tendo nós começado a testar o suplemento aos poucos. Primeiro abri o suplemento e passei o Ómega 3 directo na pele, esperámos 30 min, e nada, em seguida começamos por por nos lábios um pouco, uma vez mais e nada, e assim sucessivamente até o tomar todo. Pedi ao meu pai para repetir o processo durante uma semana para ter a certeza, mas o resultado foi brutal! Nada aconteceu ☺

Hoje em dia ele toma o NUTRILITE™ Complexo Ómega 3 (2 vezes ao dia) de forma normal, e a única coisa que faz efeito é o Ómega 3 ao cérebro dele ☺ Uma vez mais impressionante!!











segunda-feira, 13 de abril de 2015

VITAMINA-TE em Évora!

 

O Vitamina-te vai a Évora! O espaço Évora WodBox convidou-nos e nós vamos com muito gosto :)

Programa
15:00 7 Segredos Para uma Saúde Ótima
16:00 Nutrição Aplicada
16:30 Lanche Vitaminado



Imaginem que era possível sentirem-se sempre bem.
Imaginem que conseguiam evitar as dores, o mal estar e até doenças. Imaginem que acordavam todos os dias cheios de energia para uma performance física e mental ótima.

Já imaginaram?

Tudo o que precisamos pode estar na Natureza só temos que aprender a utilizá-la.



 inscrições no Évora WodBox e pelo email mail.vitaminate@gmail.com.

€5 (sócios Évora WodBox) | €10 (não-sócios)

Workshop DETOX by Vitamina-te

SEXTA-FEIRA, 17 de ABRIL, 12h30
ou
SEGUNDA-FEIRA, 27 de ABRIL, 19h30


Todos os anos, quando chega a Primavera, acontece a mesma coisa: queremos estar em forma para o Verão! Começa a correria para o ginásio e chovem os artigos sobre dietas milagrosas ;)

O VITAMINA-TE é contra dietas radicais! Acreditamos que devemos tratar do nosso corpo, porque é a nossa casa, independentemente da estação do ano. Por isso, queremos ajudar-te a encontrar um equilíbrio para teres um corpo equilibrado para a VIDA!

Seguindo o programa Body Key by
Nutrilite preparámos este workshop para desintoxicar e reiniciar :)

+ novidades em breve!

O workshop tem um custo de €5 e inclui um lanche VITAMINA-TE! inscrições ATÉ 15 DE ABRIL: mail.vitaminate@gmail.com

domingo, 12 de abril de 2015

O CORPO CURA-SE (PARTE 5) - Mutação Celular (Cancro)

Parte 5 do artigo O CORPO CURA-SE

Resposta 4 - Mutação Celular (Cancro)

Tinhamos referido na Parte 1 que o corpo reage de 4 formas diferentes à intoxicação extra-celular. Já abordamos as 3 primerias, retenção de água, tamponamento ácido-base e drenagem pela pele e mucosas, mas deixámos para o fim o tipo de resposta que mais nos assombra, a mutação celular mais conhecida por cancro.

Importante reforçar que para o corpo, esta é apenas 1 das 4 formas de responder à desregulação interna, apesar de para todos nós ser o pior tipo de resposta.

Não queremos com este artigo ferir quaisquer susceptibilidades, e pedimos desculpa desde já se o fizermos em alguma parte deste. O nosso objectivo é alertar e ajudar pessoas que possam estar a atravessar este momento complicado, quer seja a nível pessoal, a nível familiar ou no círculo de amigos, mas também pessoas que possam vir a atravessar esta patologia no futuro.

Quando a mutação acontece...

Mas o que leva o corpo a "criar" algo tão negativo para nós? Não poderia o corpo responder apenas com uma das 3 respostas anteriormente explicadas? Será que conseguimos ajudar o corpo a alterar a situação que criou como nos 3 tipos de reposta anteriores?

Primeiro que tudo temos que perceber que a investigação está longe de descobrir tudo sobre esta máquina perfeita que é o corpo humano e o porquê do tipo de respostas que este tem a cada momento. Segundo temos que nos lembrar que o corpo reage como resposta, como nos primeiros 3 tipos, a uma desregulação interna provocada pela não providenciação, por parte de nós ao corpo, do necessário para que este não tivesse a necessidade de responder de uma forma tão "cruel" aos nossos olhos.

Infelizmente ainda não foi descoberto o porquê do corpo ter como um tipo de resposta a mutação celular, contudo sabemos o que leva o corpo a fazê-lo. Como explicado na 1a parte deste artigo, o ambiente ácido, com oxidantes e radicais livres à volta da célula faz com que o oxigénio não chegue à célula em condições ou não chegue de todo mesmo.

Até aqui nada de novo em relação às 3 respostas anteriormente vistas, a diferença acontece quando o cérebro em vez de provocar uma limpeza dos agentes oxidativos, como nos casos anteriores, decide mutar a célula para que esta possa sobreviver neste ambiente ácido, sendo este o início de todos os problemas.

Todos nós respiramos certo? Penso que nenhum de nós conheceu alguém que não o fizesse e estivesse vivo correcto? Basicamente o mesmo acontece com cada uma das nossas células corporais, cada uma delas precisa de respirar para poder sobreviver, ou seja, precisa de receber oxigénio e libertar dióxido de carbono para manter uma respiração celular normal e manter-se viva.

O que acontece neste tipo de resposta é exactamente o oposto, na mutação celular, o corpo decide mudar a sua génese, mudando a respiração celular de um processo com oxigénio (respiração aeróbia), para uma respiração sem oxigénio (anaeróbia). A respiração anaeróbia não é exclusiva da mutação celular, visto que as nossas células produzem energia através deste tipo de respiração, especialmente em momentos e actividades com variação de intensidade, contudo nestes casos, o gasto de oxigénio correspondente à energia dispendida no processo anaeróbio vai sempre acontecer no pós esforço.

Na mutação celular isto não acontece, neste caso, a célula recusa o oxigénio passando mesmo este a ser veneno para a mesma. Apartir da primeira célula mutada, a multiplicação começa visto que as células à volta começam a imitar a primeira, e assim o cancro começa-se a alastrar e consequentemente consoante a passividade perante a situação, a espalhar-se pelas diferentes zonas e orgãos do corpo, podendo culminar na fatalidade da pessoa.

Então o que podemos fazer para podermos abrandar ou mesmo regredir a evolução desta mutação?

Não vamos ser hipócritas, nada neste tema é simples e leviano, o impacto emocional que esta patologia tem na pessoa, e no círculo de familiares e amigos é muito forte, e temos a perfeita noção disso, apenas queremos deixar aqui a nossa opinião sobre o tema e se possível ajudarmos, nem que seja um pouco, quem atravessa este momento difícil.

No tratameno de um cancro temos normalmente a nível de Medicina Académica, 3 tipos de tratamento:

I - "Cortar a cabeça do Tumor" - Cirurgia de remoção

II - "Fogueira" - Radioterapia

III - "Envenenamento" - Quimioterapia


Não é que este tipo de tratamento não seja legítimo, contudo sabemos o quão agressivo é para o nosso organismo, e o que pode provocar no futuro. Para termos uma ideia, a quimioterapia é dos tratamentos que mais acidifica o pH corporal, abaixo de 2 na escala de pH, ou seja, poderá potenciar o desenvolvimento do mesmo tipo de patologia noutra zona / orgão, mais tarde. O mesmo acontece com a radioterapia, que devido às radiações, provoca a mutação celular de inúmeras células, podendo despoletar o mesmo tipo de patologia no futuro.

E será que existe uma 4a opção, neste caso não agressiva ao organismo?

Acreditamos que pode haver outro tipo de tratamento, neste caso não agressivo para o organismo, que visa dar ao corpo a capacidade de poder remover o tumor por ele próprio, ou mesmo de obrigar o tumor a regredir por não aguentar o ambiente inóspito ao seu crescimento mas principalmente à sua sobrevivência.

Recomendo antes de mais, o facebook e o blog de uma pessoa que respeito muito, Rita Nobre Luz, que ultrapassou esta patologia com uma força enorme, e que hoje se dedica a ajudar pessoas que passam pelo mesmo: http://curacaoemconstrucao.blogspot.pt/


Ao nível do tratamento paliativo e não agressivo, como mencionámos nos artigos anteriores, obviamente que limpar os filtros e o corpo é fundamental, e neste caso uma vez mais recomendamos como anti-oxidantes novamente a Vitamina A, C e E, ou seja Multicaroteno, Vitamina C e Lecitina E da NUTRILITE. O trabalho destes 3 suplementos vai ser novamente de limpeza interna e de desintoxicação corporal.


Como suporte aos suplementos, é importantíssimo mudarmos algumas rotinas habituais do nosso dia-a-dia:

I - Alcanizar o paciente, através de fruta, vegetais e água, ou seja, alimentos alcanizantes! Cortar no tabaco, alcool, e todos os alimentos acidificantes!

II - Dieta Hipossódica, visto que a célula tumoral precisa de muito sódio para atacar e neutralizar o citoplasma e neutralizar o ácido externo. Sendo assim, ao cortarmos no sódio, a célula não tem capacidade de combater esse pH muito ácido.

III - Hiper oxigenar o sistema, visto que o oxigénio, como explicado acima, é toxico para as células anaeróbias, matando-as.

IV - Tratamento Natural, através da Fitoterapia e de plantas diuréticas, hepáticas, pulmonares, imuno-estimulantes e da oligoterapia (medicina ortomolecular - vitaminas e minerais). E através da Hidroterapia, com banhos em águas termais, com o objectivo de dilatarmos a pele, para que esta possa expulsar através da alcalinização da água, os agentas oxidativos internos.

V - Tratamento físico, através da acupuntura, osteopatia, quiropraxia, fisioterapia, radiofrequência, magnetoterapia, musicoterapia, terapia fotónica, laser e terapia de cor, com o intuíto de trabalhar os diferentes pontos do nosso corpo que possam estar desalinhados, frágeis e sensíveis.

VI - Termos tempo para nós próprios, descansar 7 a 8 horas por dia, adicionar a prática meditativa diária independentemente das crenças de cada um, e por fim, mas não menos importante, SORRIR MUITO!! Sorrir e enfrentar cada dia com positivismo é essencial!!


Todos os pontos acima, têm como objectivo limpar o organismo e reduzir ao máximo o stress oxidativo que potenciou o desenvolvimento do cancro, e que fez com que esta desregulação acontecesse.

Em suma, tenhamos em atenção aos diferentes detalhes e dicas que o corpo nos vai fornecendo ao longo da vida, muitas vezes estes podem ser pequenos sinais de alarme para algo bem maior, e uma pequena correcção nesses momentos faria com que não precisassemos de ultrapassar situações bem mais complicadas no futuro.

Ser saudável é um dever nosso por isso o conselho VITAMINA-TE é:


Obrigado e espero que tenham gostado.
Até já, e não se esqueçam de SEREM MUITO FELIZES :)

PEDRO PEREIRA - pedromcpereira1@gmail.com - 12/04/2015
#Teamway #Vitamina-te #Environment Friendly Home

Bibliografia: 
  • El cuerpo se cura - Dr. Alberto Marti Bosch
  • Fisiologia do Exercício para Saúde, Aptidão e Desempenho - Denise L. Smith, Sharon A. Plowman
  • Anatomia & Fisiologia - Rod R. Seeley, Trent D. Stephens, Philip Tate
  • Manual Nutrilite - Edição Abril 2015

quarta-feira, 8 de abril de 2015

OPEN DAY: Para uma primavera ecológica

A Primavera chegou! Cheia de novas cores, cheiros e sabores. Estão preparados?





O VITAMINA-TE convida todas as pessoas vitaminadas para um dia aberto no Just A Showroom cheio de novas cores, cheiros e sabores. Uma tarde dedicada à beleza (sem crueldade animal), à nutrição natural e a ideias para tornar a sua casa mais ecológica.

Sonhamos com um mundo mais saudável e sabemos que está nas nossas mãos construi-lo.

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!