Um projeto Teamway

quarta-feira, 17 de junho de 2015

NA PRIMEIRA PESSOA: Inês Crespo

O Vitamina-te convidou a Inês Crespo do Miminhos da Maria, para nos falar da importância das fraldas reutilizáveis na saúde e no ambiente!


Fazer um texto sobre algo que rapidamente se tornou num hábito prático da maioria dos pais portugueses não é fácil. 

Há mais ou menos 30 anos atrás era impensável eu estar aqui hoje a escrever este texto. Com a modernização e a evolução dos tempos, surgiram as fraldas descartáveis. Nesta era de tudo o que é descartável e sintético e que cada vez mais prejudica a nossa saúde e dos nossos bebés. Tudo é embalado e cheio de químicos e sem benefício nenhum. Vejamos: uma fralda descartável é feita exactamente com o quê? já pensaram sobre isso? São feitas de plástico e gel, materiais sintéticos e resistentes que levam em torno de 500 anos para se decompor. Para além disso se pensarmos nos químicos utilizados nas mesmas ficamos preocupados... Um dos mais nocivos é a dioxina, que pode provocar entre outros, doenças cancerígenas e de pele. Então qual a vantagem de continuarmos a usar fraldas descartáveis?! Coloca-se e deita-se fora? Não se perde tempo com lavagens? Será isso realmente um benefício?!

Vejamos, ao utilizarmos as fraldas reutilizáveis em vez das descartáveis que estamos a fazer:

-Protegemos o meio ambiente: o seu uso contribui para um planeta mais verde para os nossos filhos, ficando mais limpo e evita o desperdício de bens naturais. Já pensaram quantas árvores são abatidas para a produção de fraldas descartáveis?! Num ano, cerca de mil milhões de árvores... Além disso na composição das fraldas é utilizado o petróleo e outros químicos nocivos para o ambiente. Um bebé gasta em média 6000 fraldas até ao desfralde e demoram cerca de 500 anos para se desintegrarem, sendo o terceiro maior consumidor de espaço em aterros.

- Saúde: a pele do bebé deixa de estar em contacto com os químicos utilizados na sua produção. Um dos mais nocivos é a dioxina que pode provocar entre outros, doenças cancerígenas e de pele. As fraldas reutilizáveis são mais respiráveis e por isso mais frescas e confortáveis. Já experimentaram usar cuecas de plástico?! Alguns bebés com pele atópica ou que venham a fazer alergias severas (há bebés que fazem alergia às fraldas descartáveis) a escolha de reutilizáveis pode ser essencial para o seu bem estar, já que dá a hipótese de escolher materiais hipoalergenicos, como o bambu, algodão orgânico, cânhamo, etc...

- Poupança: o investimento inicial é significativo, mas a longo prazo compensa. Se o desfralde ocorrer por volta dos dois anos , a criança irá usar cerca de 6000 fraldas, sendo uma média de 0,18€ a fralda é fazer as contas... temos um investimento de mais de 1000 euros por criança, contando somente com as fraldas sem os toalhetes, cujo investimento pode ultrapassar os 100 euros anuais. Se tiver mais que um filho não tem que voltar a investir. Pois as fraldas podem ser usadas por vários irmãos e assim sendo só se investe uma vez.

Vamos continuar a usar sintéticos e químicos nos nossos bebés?! Será que a rapidez com que se coloca e deita fora uma fralda descartável compensa o que pode fazer no nosso ambiente e aos nossos filhos?!

Dá que pensar... Pensem nisso...








Visitem a página da Inês aqui

0 comentários:

Enviar um comentário

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!