Um projeto Teamway

quinta-feira, 23 de maio de 2013

DICAS: Alimentação saudável para as crianças

Combater o excesso de peso das crinaças, com uma almentação saudável

fazer crianças comer bem
É importante estabelecer uma educação alimentar desde a infância, sempre observando a qualidade nutricional das refeições

O sobrepeso e a obesidade estão rapidamente a tornar-se uma ameaça à saúde das crianças. Estudos recentes mostram que a taxa de sobrepeso aumentou o dobro em crianças e adolescentes nos últimos 20 anos. Os resultados das últimas pesquisas indicam que 15% das crianças e adolescentes, com idades entre 6-19 anos têm peso a mais. 
Esta crescente tendência de obesidade pode levar a aumentos do diabetes, doença cardíaca, pressão arterial elevada, problemas emocionais, bem como outros problemas de saúde graves. Além disso, as crianças e adolescentes obesos são mais propensos a se tornarem adultos obesos e, portanto, a prevenção de doenças cronicas associadas à obesidade deve começar durante a infância.
Os hábitos saudáveis pode (e devem) começar em casa e ter um impacto duradouro. Uma das melhores coisas que os pais podem fazer para proteger os seus filhos contra os efeitos devastadores da obesidade é servir como modelos, comendo alimentos nutritivos e garantindo a diversão com seus filhos. 
É aconselhado servir às crianças, produtos de grãos inteiros, uma grande variedade de legumes coloridos e frutas, produtos de baixo teor de gordura, feijão, carne magra, frango, peixe, nozes, etc - e deixá-los ver que os adultos gostam de comer os mesmos alimentos. 

Dicas Práticas para dar uma alimentação saudável às crianças

  • Comprar os alimentos juntos e ter tempo para examinar, discutir e seleccionar frutas e legumes que chamam a atenção do(s) vosso(s) filho(s). 
  •  Permitir que as crianças ajudem a preparar os alimentos.
  • Comer juntos como uma família, o que reforçará a ideia de que comer alimentos nutritivos pode ser uma experiência prazerosa.
  • Fazer lanches saudáveis disponíveis a qualquer momento para o(s) vosso(s) filho(s). Ter em casa alimentos saborosos e ricos em nutrientes, como uvas, cerejas, cenouras e cubos de melancia.
  • Permitir que as crianças sejam inventivas com a comida. Por exemplo, adicionar pequenos pedaços de fruta ao iogurte, criando um delicioso e divertido alimento que pode ser apreciado ao pequeno almoço.
  • Iniciar mudanças na dieta de forma gradual. Simples mudanças são mais fáceis para as crianças  se acostumarem.
  • Servir alimentos coloridos e pigmentados. Estes alimentos, para além de serem mais divertidos tendem a oferecer valor nutricional maior. Por exemplo, pimentão vermelho, cenoura, brócolos, laranja, melancia... são alimentos ricos em minerais, vitaminas e antioxidantes.
  • Começar cada dia com um bom pequeno almoço. Experimentem fazer pratos divertidos com fruta e iogurte, ou um super sumo comu salada de frutas misturando gelo picado.

0 comentários:

Enviar um comentário

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!