Um projeto Teamway

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

NA PRIMEIRA PESSOA: Célio Dias, Judo Benfica

O Vitamina-te foi criado para pessoas reais que procuram resultados extraordinários. «Na Primeira Pessoa» é a uma rubrica de testemunhos. Hoje do judoca Célio Dias.

A alimentação é tão importante na vida de um atleta como são o treino e o descanso. É através da sua digestão que vamos obter os nutrientes essenciais não só à manutenção do nosso corpo, mas também para que possamos ter o maior rendimento possível nas nossas atividades – o Judo no meu caso. Facilmente se percebe que devido às cargas de treino diárias, que as nossas necessidades nutricionais são mais elevadas que as de uma pessoa normal.

 A alimentação é acima de tudo informação para que as nossas células possam processar o que o nosso corpo necessita. Já que no desporto os resultados e a performance são tão avaliados, convém então que o nosso sistema celular tenha a informação correta para que nos possa dar o maior rendimento possível.

Agora que estou a dizer isto, parece que sempre tive consciência desta realidade. Mas a verdade é que nem sempre assim o foi. Acreditava que por ter uns genes com qualidadeque podia simplesmente comer o que quisesse que o meu corpo, desde que eu descansassee treinasse bem, faria o que eu desejava – grandes performances e prestações brilhantes.

Não podia estar mais errado! É verdade que tenho de fato uma boa carga genética, mas tal não significa que o meu corpo seja um de um super-herói com poderes especiais. Foi preciso acontecer algo particular traumático para eu perceber a importância da alimentação.

Por agora, posso dizer que foi algo que me fez não só mudar o meu tipo de treino, mas alterei radicalmente a forma como eu agora analiso os alimentos. Tem sido um processo gradual, mas o que vos posso dizer é que não quero de todo voltar a alimentar-me como antigamente. 

Que tipo de alimentação tenho agora? Para já fica em suspense…

Aceitei este convite para colaborar com o Vitamina-te com um grande agrado porque apesar da informação disponível, continuamos a comer de uma forma que não é de todo a mais indicada para o nosso corpo. Não tiramos dele o maior proveito. Apesar de estarmos na era
ecnológica, é importante não nos esquecermos que por enquanto somos de carne e osso. Se nós respeitarmos o nosso corpo, ele vai retribuir-nos com muita vitalidade, energia e boa-
disposição. Caso isto não aconteça, o mais provável é que mais tarde ou mais cedo surjam as indesejadas doenças e patologias. 

Espero assim que através da minha experiência possa de alguma forma melhorar os vossos hábitos alimentares, sendo vocês ou não atletas. Vamos tratar bem o nosso corpo, pois é nele que vamos viver durante toda a nossa existência!

Tenham refeições vitaminadas e saudáveis!

0 comentários:

Enviar um comentário

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!