Um projeto Teamway

quarta-feira, 15 de maio de 2013

DICAS: Comprar de forma inteligente

Muitas vezes o acto da comprar é um impulso mais emocional que racional. Mas será que estamos a fazer as compras certas para um alimentação saudável?

 
tirar partido da roda dos alimentos

 

O VITAMINA-TE foi espreitar o livro "Alimentação Inteligente - Coma melhor, poupe mais" e roubou de lá umas dicas para compras inteligentes:

"A roda dos alimentos tem como objetivo ajudá-lo a escolher e a combinar os elementos que deverão fazer parte da sua alimentação diária. É constituída por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária.

Todos os diferentes grupos da roda dos alimentos têm funções e particularidades especificas na nossa alimentação. 

Os alimentos pertencentes ao grupo Cereais, derivados e tubérculos são fornecedores de energia por excelência, para além de serem ricos e, fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais (magnésio e o ferro).

Os alimentos dos grupos Hortícolas e Fruta são fornecedores insubstituíveis de minerais, algumas vitaminas, antioxidantes e fibra. O consumo de quantidades adequadas de alimentos pertencentes a estes grupos possuí um importante efeito protetor para um elevado número de doenças: obesidade, diabetes tipo 2, alguns tipos de cancro, doença cardiovascular, obstipação e deficiência de vitaminas e/ou minerais.

Para o grupo do Leite e derivados, destaca-se o facto destes alimentos serem os grandes fornecedores de cálcio, assim como, boas fontes de proteínas de elevado valor biológico, fósforo e vitaminas do complexo B.

Os alimentos do grupo da Carne, pescado e ovos, são fontes de proteínas de qualidade, minerais (ferro e zinco) e ainda de várias vitaminas (B12).

As Leguminosas podem substituir os alimentos do grupo da Carne, pescado e ovos em algumas refeições, sendo ótimas fornecedoras de hidratos de carbono de absorção lenta, de proteínas de origem vegetal de qualidade e boa fonte de fibras, vitaminas (complexo B) e minerais (magnésio e ferro).

Por último, os alimentos pertencentes ao grupo das Gorduras e óleos são também essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e possuem efeitos benéficos quando consumidos nas proporções recomendadas, pois fornecem ácidos gordos essenciais e são o vínculo para a digestão de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K)."




0 comentários:

Enviar um comentário

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!