Um projeto Teamway

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MISS KALE: Como evitar engordar após teres comido em demasia.

Fomos ao Blog da nossa amiga Miss Kale, roubar este excelente artigo. 



O início do ano é uma altura em que muitas mulheres procuram mudar a alimentação e, principalmente, emagrecer. Um dos principais motivos é devido aos excessos cometidos durante as festas de Natal. Os muitos almoços e jantares à volta de mesas cheias de doces e outras comidas pesadas podem ter provocado um aumento de peso. O teu corpo consegue lidar com uma ou duas refeições mais densas mas se estas começam a ser constantes, a acumulação de macronutrientes (proteína, hidratos de carbono e gordura) começa a refletir-se – nas coxas! ; )

Refeições densas = aumento de peso + envelhecimento + celulite + problemas digestivos + prisão de ventre + gases
Refeições simples = perda de peso + rejuvenescimento + beleza + leveza + digestões fáceis + barriguinha lisa

Quando existe um excesso de densidade no teu corpo, a tua energia vital não flui tão eficazmente e bloqueios começam a surgir. Estes bloqueios podem provocar variados sintomas como aumento de peso, gordura localizada, acne, gases, prisão de ventre, envelhecimento precoce, ansiedade, insónias, depressões, cansaço e tantos outros. Logo, o segredo consiste em desobstruir esta densidade de maneira a que a tua energia se eleve e circule livremente. Uma das maneiras mais fáceis de o conseguires é através dos alimentos que ingeres. (Clica aqui e marca uma consulta comigo para que, juntas, possamos fazer um programa adaptado a ti.)

Como referi no meu artigo “Como evitar comer em demasia“, o nosso organismo sofre de cada vez que comemos demasiado. Não é só no peso que este excesso se vai refletir, mas também nos teus níveis de energia, saúde, beleza e elegância  – não imaginas a Jackie Kennedy ou a Audrey Hepburn a empanturrarem-se em comida, pois não?!

O segredo é evitar perder o controle (lê mais sobre este tema aqui). Mas se no momento em que te dás conta isso já aconteceu, o melhor que tens a fazer é:

1. PARAR
O pior pensamento que pode surgir quando ganhas consciência de que estás a exagerar na dose de comida é “já que está o caldo entornado, agora vou continuar”. Não. A partir do momento em que te apercebes que estás a comer em demasia ou que estás a comer algo que não vai nutrir o teu corpo, o melhor que tens a fazer é parar imediatamente. Solta os talheres, pára e pegunta-te “porque é que eu estou a fazer isto a mim mesma?”. Tu mereces sentir-te linda, leve e cheia de energia e de cada vez que comes em demasia – ou os alimentos errados – o teu corpo sofre, assim como tu.

2. NÃO COMER MAIS DURANTE ESSA REFEIÇÃO
Ok, apercebeste-te de que comeste demasiado. O primeiro passo foi parar. O segundo é não comeres mais. Se fores como eu e não gostares de deixar comida no prato, guarda e come mais tarde. Se estiveres num restaurante podes pedir para colocarem num recipiente e levas para casa ou dás a alguém que encontres na rua e precise de comida (faço isso regularmente). Comer com humildade passa por servires-te apenas da quantidade de comida que o teu corpo realmente necessita e partilhares o resto com outras pessoas – principalmente aquelas que mais necessitam.

3. FAZER UM MINI-JEJUM
O sistema digestivo vai necessitar de tempo para processar todo o excesso de comida. Logo, quanto mais descanso lhe deres, mais rapidamente conseguirá gerir a situação. Imagina este cenário: um camião entra numa rua estreita e logo de seguida entra um carro e depois outro e por aí em diante. O que é que achas que vai acontecer? Um autêntico engarrafamento, certo? Isso é exatamente o que sucede quando comes demasiado a uma refeição e poucas horas depois voltas a comer. Primeiro dá espaço à refeição pesada para ser totalmente processada e só depois é que podes voltar à tua rotina alimentar. Para isso sugiro que, após teres comido em demasia, comas apenas (mas mesmo apenas!) quando tiveres fome e que seja uma comida ligeira e à base de legumes.

4. BEBER MUITA ÁGUA
Não recomendo que bebas nenhum tipo de líquidos à refeição, pois diluem as enzimas digestivas. No entanto, cerca de 30 minutos após teres terminado de comer, sugiro que bebas bastante água de maneira a ajudar o corpo a eliminar e neutralizar acidez e gordura que possa estar a circular no teu organismo. Se adicionares um pouco de sumo de limão ainda melhor, pois vai ajudar a dissolver gorduras e limpar o fígado.

5. FAZER EXERCÍCIO
Mexer o rabiosque depois de teres comido em demasia é recomendável não só para queimar calorias mas, principalmente, para estimular o organismo e ajudar o sistema linfático a livrar-se de toxinas – que são formadas quando os alimentos não são bem digeridos. O prazer e sensação de bem-estar que o exercísio físico te dá – principalmente quando gostas de o fazer – faz com que tenhas vontade e tendência a cuidares ainda mais do teu corpo. Logo, move your ass, baby!

Por vezes torna-se difícil escutar a nossa barriguinha dizer “chega”, principalmente quando estamos acompanhadas – o ruído acaba por abafar a nossa voz interior. No entanto, à medida que vais desenvolvendo uma consciência e presença no teu próprio corpo, episódios de “comer em demasia” começam a desaparecer. Simplesmente deixam de fazer sentido pois começas a respeitar o teu corpo e a cuidá-lo como se fosse a matéria mais preciosa que tens – porque é.

Partilha este artigo no Facebook e ajuda mais pessoas a aprenderem estes truques que as vão ajudar a evitar engordar após terem exagerado na comida!

0 comentários:

Enviar um comentário

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!