Um projeto Teamway

quarta-feira, 27 de março de 2013

VITAMINAS: Antioxidantes contra os radicais livres

Factores como a poluição, o tabagismo, os alimentos fritos ou grelhados ou simples exposição solar (enfim tudo aquilo a que estamos sujeitos no nosso dia-a-dia!), permitem os radicais livres exercerem uma acção nefasta sobre as nossas células.

benefícios das vitaminas

Os Radicais livres podem mesmo degenerá-las e potenciar o aparecimento de doenças como cancro, lesões nas artérias ou envelhecimento celular, nomeadamente ao nível da pele que é o orgão mais directamente exposto às agressões externas e, portanto, cuja deterioração é mais rápida e visível. Como refere Miguel Trincheiras, dermatologista, os radicais livres «são moléculas muito instáveis que reagem rapidamente com outras moléculas, deteriorando-as e induzindo erros de replicação celular, sendo apontadas como factores muito importantes para o envelhecimento do organismo».

A boa notícia é que a sua acção pode ser inibida exactamente com a ajuda dos antioxidantes, grupo no qual se inclui a vitamina A, E, C, assim como «o selénio, o cobre, o zinco e os polifenóis. A coenzima Q10 é também um antioxidante potente e promissor, mas sobre o qual há ainda pouca prática clínica.

Muitos destes elementos são estudados no campo da luta anti-cancro, pois parecem ajudar as células imunocompetentes a controlar o crescimento das células tumorais», acrescenta o dermatologista para quem o consumo dos nutrientes anti-radicais livres «deve ser privilegiado desde uma idade muito jovem, como forma de prevenção, até porque esses antioxidantes previnem a oxidação de determinadas moléculas, mas não regeneram as que entretanto já se foram deteriorando».

Doses aconselhadas

Segundo Miguel Trincheiras, «todas estas moléculas estão em estudo, há evidência clínica e laboratorial que são importantes na prevenção do stress oxidativo, mas não existem dados concretos sobre as doses realmente necessárias».
«Sabe-se que todos estes elementos são saudáveis e protectores, devendo ser consumidos em abundância durante toda a vida e não apenas por ciclos», acrescenta ainda.
Quando ingeridas em excesso, as vitaminas lipossolúveis (vitamina A, K, D, E) podem tornar-se tóxicas. O mesmo não acontece com as vitaminas hidrossolúveis.

Onde as encontra

- Fígado, ovos, frutos, vegetais verdes e amarelos, lacticínios, óleo de fígado de peixe, gérmen de trigo, óleos vegetais, citrinos e batatas.
- Excelente fonte de betacaroteno, vitamina C e E, a manga ajuda a combater os radicais livres e reforça a acção dos nossos anticorpos.
- O tomate, quando cozinhado, oferece licopeno, um carotenóide que ajuda a prevenir o cancro, particularmente o da próstata.
- O kiwi contém mais vitamina C do que a laranja! Oferece vitamina E, cálcio e magnésio. Se sofre de prisão de ventre, experimente consumi-lo regularmente ao pequeno-almoço.
- Beba chá verde e inclua salsa nos seus cozinhados. Ambos são ricos em polifenóis, substâncias antioxidantes.

Texto: Nazaré Tocha com Miguel Trincheiras (dermatologista) retirado de www.sapo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!