Um projeto Teamway

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

BELEZA: Protector Solar, Sim ou Não?


Usar ou não usar protector solar, eis a questão. O polémico artigo da nossa parceira colega Miss Kale...


«Ultimamente tenho me apercebido de como as pessoas dependem e confiam nos protetores solares não estando conscientes do seu lado obscuro.


Se chegares a uma praia e olhares à tua volta, vais ver toda a gente untada em protetor solar desde a cabeça até aos pés. A fragância forte paira no ar e todas as peles estão cobertas em cremes químicos e oleosos numa tentativa de se protegerem da fonte de energia mais importante para o nosso planeta…o Sol.

A vida na Terra evolui com a presença do Sol. Todos os animais e plantas beneficiam da sua energia e mantêm uma relação próxima com o Sol. A verdade é que sem esta linda estrela todos nós morreríamos num piscar de olhos. Então, porque é qu os humanos aprenderam a temer o Sol?

Baseado na minha pesquisa, há diferentes e válidas explicações, mas vou focar-me apenas em duas delas:
1. Nós abusamos do Sol ao, literalmente, fritarmos o nosso corpo debaixo das horas mais quentes do dia e por longos períodos de tempo o que, obviamente, danifica camadas da pele;
2. Há uma indústria de 1,005 milhões de dólares por detrás dos protetores solares(de acordo com a Consumer Healthcare Products Association baseado  em estatísticas dos E.U.A., no ano de 2012) que não quer perder o seu dinheiro. Eles preferem que tu acredites que o Sol é perigoso e que tens de confiar em químicos de modo a protegeres a tua pele. Hhhmmm…não me parece!
O Sol é completamente inofensivo a não ser que “frites” o teu corpo por longos períodos de tempo, principalmente entre as 10 horas e as 15 horas

Não só é o Sol inofensivo, como também é a energia mais poderosa e curativa disponível no nosso planeta – principalmente quando combinada com uma dieta e estilo de vida saudáveis. Há centenas de estudos realizados sobre este tema e todos confirmam que os raios Ultra Violeta têm um grande impacto nas nossas células sendo a melhor proteção contra qualquer tipo de doença.
Nós temos aprendido a ter medo do Sol e que cobrir a nossa pele com cremes peganhentos e prejudiciais irá como que salvar a nossa vida. Pois acontece que é exatamente o contrário. Basicamente os protetores solares:

1. BLOQUEIAM A PRODUÇÃO DE VITAMINA D

O corpo necessita de receber raios UVB de maneira a sintetizar Vitamina D, sem a qual morreríamos. Esta vitamina é considerada a “vitamina milagrosa” e contribui para ossos fortes, sistema endócrino saudável, sistema imunitário forte, prevenção de depressão e ansiedade, entre muitos outros.

2. OXYBENZONA E RETINYL PALMITATE

Existem muitos ingredientes perigosos nos protetores solares – como o octocrylane, PABA, octyl-methoxycinnamate, benzophenone-3, 4-methyl-benzylidene-comphor (4-MBC), homosalate – mas a oxybenzona e o retynil palmitate conseguem ser os verdadeiros vilões. Estas duas substâncias são facilmente absorvidas pela pele (ou seja, é como se as estivesses a comer! yuc!) tornando-se alergénicas e confundindo as tuas hormonas. É irónico mas estas substâncias são também fotocarcinogénicas o que significa que quando expostas ao Sol, aceleram o crescimento de células tumorais (não estavas à espera desta, pois não?!). Elas também produzem radicais livres prejudiciais e capazes de atacar células do ADN criando alterações.


3. FRAGÂNCIAS

Segundo Janice Stanger, Ph.D., “os protetores solares podem conter até centenas de ingredientes não rotulados, alguns dos quais são prejudiciais e disruptores hormonais”. O perigo aumenta quando os químicos dos protetores solares, e as suas fragâncias, são inaladas uma vez que entram para os teus pulmões e são depois absorvidas na tua corrente sanguínea.


4. NÃO PROTEGEM CONTRA RAIOS UVA

Raios UVB penetram na superfície da pele – criando queimaduras – e os raios UVA penetram nas camadas mais profundas da pele – criando danos a nível do ADN o que podem levar a um cancro de pele. Os protetores solares podem bloquear os raios UVB, evitando uma queimadura solar, mas o que talvez tu não saibas é que eles NÃO protegem contra os raios UVA. Eu sei que tu deves estar a pensar “mas o meu protetor solar diz que protege contra ambos UVB e UVA” e este pensamento leva ao seguinte perigo dos protetores solares…

5. NÃO EXISTEM REGULAMENTOS LEGAIS PARA OS PROTETORES SOLARES

Os fabricantes de protetores solares não se encontram sob obrigação legal de divulgar os seus ingredientes ou provar qualquer alegação. Isto significa que eles podem fazer todo omarketing que quiserem e incluirem – ou não – os ingredientes que quiserem sem ter de dar nenhum explicação. Tenho a certeza que também não estavas à espera desta ; )


6. LEVAM A UMA EXPOSIÇÃO SOLAR EXCESSIVA

Os protetores solares induzem em erro por darem uma falsa sensação de proteção contra os “danos” solares, o que faz com que acabes por fritar como uma batata. Sem protetor solar, a pele começa a picar de um modo desagradável no momento em que já tenha sido excessivamente exposta ao sol. Por outro lado, quando tu colocas protetor solar o corpo não consegue identificar quando já teve suficiente exposição solar uma vez que a primeira camada de pele sofreu alterações. A exposição excessiva aos raios UVA combinados com químicos perigosos torna-se na combinação perfeita para criar danos celulares e tumores.

7. CARCINOGÉNICOS

De acordo com o prestigiado Dr. Ben Kim, “o maior aumento de melanoma ocorreu em nações onde os protetores solares químicos são altamente promovidos e usados”. Wow! Que facto mais fantástico! Então, os fabricantes de protetores solares dizem-te que tu tens de usar estes cremes para protegerem a tua pele dos “danos” do Sol e que tu precisas deles de maneira a prevenir um melanoma (cancro de pele) mas as estatísticas demonstram que a maior incidência de melanomas acontece em países com o maior uso de protetores solares. Hhhmmm…! Estudos provam que os protetores solares são carcinogénicos, principalmente, devido aos seus ingredientes prejuduciais ao organismo humano, por não protegerem contra os raios mais perigosos (UVA) e por não permitirem ao corpo produzir Vitamina D (esta vitamina diminui 50% o risco de desenvolver qualquer tipo de cancro).

SOLUÇÃO

1. Fica na sombra entre as 10h e as 15h, de modo a estares protegida dos raios UVA;
2. Se não tiveres outra opção, podes usar um protetor solar natural à base de minerais (geralmente as suas substâncias ativas são o zinco e o titânio);
3. Deixa-te ficar um mínimo de 15 minutos debaixo do sol sem qualquer proteção solar (antes das 10h ou depois das 15h) para absorver suficientes raios UVB;
4. Aumenta, gradualmente, a tua exposição solar para que o teu corpo crie as suas defesas naturais contra os potenciais danos solares;
5. Come alimentos altos em antioxidantes (frutas e vegetais crus) de modo a protegeres-te contra os radicais livres que se possam formar.

Nós sentimo-nos mais felizes, saudáveis, energizados e positivos em dias de Sol e quando damos a oportunidade à nossa pele de absorver os seus raios, todas estas sensações aumentam drasticamente. E isto é porque todos nós temos um instinto natural de procurar o sol de modo a absorver a sua energia pura e as suas qualidades medicinaisNós precisamos do Sol para sobreviver e prosperar. O verão é uma ótima altura para aproveitares o Sol e carregares os teus níveis de energia, por isso atira o protetor solar fora e começa a beneficiar desta terapia poderosa (e grátuita!)

1 comentário:

  1. Informações Úteis sobre o Sol e o Bronzeado:
    •Tome especial atenção para evitar as queimaduras solares, especialmente em crianças.
    •Limite a exposição solar sem protecção especialmente durante as horas de mais calor, concretamente entre as 10h00 e as 14h00.
    •Procure a sombra sempre que possível, mas lembre-se que a mesmo à sombra está sujeito a radiações solares que causam danos na pele.
    •As queimaduras solares, podem ocorrer mesmo quando está na água.
    Pode igualmente sofrer danos na pele quando está na neve ou na areia pois estas reflectem com muita intensidade as radiações Ultra Violetas.
    •Deve proteger o rosto usando um chapéu de abas longas ou boné de forma a reduzir a exposição directa do sol na cabeça, rosto e pescoço.
    •Deve proteger a pele exposta usando roupa protectora, como por exemplo camisolas de manga comprida.
    •Óculos de sol devem ser utilizados e apropriados para evitar os raios de sol nos olhos directa e perifericamente.
    •Aplicar na pele descoberta, protector solar com Factor de Protecção Solar (mínimo 15). Aplique abundantemente e reaplique frequentemente.
    •Alguns medicamentos prescritos e cosméticos podem torná-lo mais sensível ao sol. Leia os folhetos dos medicamentos e tenha em conta precauções a ter com o sol.
    Leia mais em http://aloeveralisboa.wordpress.com/produtos/cuidados-da-pele/protector-solar-spf-30/#main

    ResponderEliminar

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!