Muitas vezes quando temos dores recorremos a medicamentos. Mas será que é necessário? E será que estamos a fazer o melhor para a nossa saúde?
Enquanto que os medicamentos tiram a dor a curto prazo, podendo camuflar a verdadeira causa, uma dieta rica em alimentos nutritivos pode evitar e aliviar a dor a longo prazo, pois previne e pode combater o verdadeiro problema.
Há quem defenda que o melhor é deitar fora a medicação anti-inflamatória, pois a natureza tem tudo o que precisamos para nos livrarmos da dor. Por outro lado é menos um químico que ingerimos mas antes nutrientes poderosos que podem evitar também futuras doenças.
O segredo é bombardear o nosso organismo com os nutrientes certos para mantermos-nos saudáveis.
O VITAMINA-TE indica-vos os melhores alimentos para combater a dor:
O gengibre é um dos melhores assassinos da dor. Tem propriedades analgésicas, como o ibuprofeno popular, mas melhores. Este alimento contém um excelente quarteto: gingerols, paradols, shogaols e zingerone que são ingredientes ativos para reduzir a dor. Foi feito um estudo com resultados muito positivos em pessoas que sofriam de dores musculares. Pode ser também bebido em chá.
Café
Estudos mostram que 200 miligramas de cafeína previnem dores de cabeça e enxaquecas, incluindo, em certa medida, por constrição dos vasos sanguíneos. Mas tenham em mente que depender da cafeína a longo prazo pode ter os seus contras, já que os consumidores habituais de café geralmente sofrem de dores de cabeça de abstinência quando cortam na cafeína. Mas consumir café moderadamente pode ser benéfico para a saúde.
Azeite
O azeite é como ouro líquido ou elixir, quando se trata de combater a dor. É rico em polifenóis anti-oxidantes que ajudam a reduzir a dores comuns no corpo. O azeite também é um bom substituto da manteiga, mas deve ser usado com moderação, pois a porção de uma colher de sopa tem cerca de 120 calorias.
Salva
Quando sentimos a garganta áspera e irritada, é hora de saborear um chá feito a partir de folhas de salva. É um remédio recomendado por naturistas pois tem algum apoio em ensaios clínicos.
Amêndoas cruas e nozes
Amêndoas cruas e nozes são grande fonte de ómega 3 e anti-oxidantes que ajudam o controlo da dor e combatem inflamações no corpo.
Espinafres
Alimentos verdes como os espinafres têm alto teor de ferro. Para além de poderem atenuar algumas dores, ajudam a manter os ossos fortes e as articulações saudáveis.
Uvas
O sumo de uva pode frequentemente ter um efeito analgésico semelhante à aspirina, de acordo com alguns estudos. Especialistas, em qualquer caso, recomendam um copo de sumo de uva diária para as mulheres.Sementes e óleo de linhaça
Contêm quantidades abundantes de ómega-3 que ajudam a suprimir a dor. Mas atenção, não cozinhem com óleo de linhaça, caso contrário terão o efeito oposto irritando os tecidos do organismo e podendo causar dor.Salmão, Cavala e Arenque
Muitos peixes gordos como o salmão, cavala e arenque também contêm óleos valiosos como o ómega-3. Os óleos destes peixes são verdadeiros agentes anti-inflamatórios. Agem directamente sobre o sistema imunitário, suprimindo 40% a 55% por cento a libertação de citocinas (os compostos conhecidos por destruir articulações). Muitos outros estudos também demonstram que o consumo de quantidades moderadas de peixe ou tomar óleo de peixe reduz a dor e inflamação, especialmente para quem sofre de artrite.
Aipo
James Duke, Ph.D., autor de A Farmácia Verde, encontrou mais de 20 compostos anti-inflamatórios em sementes de aipo, incluindo uma substância chamada apigenina, que é poderosa pela sua acção anti-inflamatória.Frutos vermelhos
Amoras, Framboesas, Mirtilos e Morangos são excelentes alimentos anti-inflamatórias e contém componentes anti-dor. Aumentam as quantidades de compostos chamados proteínas de choque térmico que diminuem com a idade. Quando há carência destas proteínas surgem inflamações, dor e danos. Por outro lado são ricos em vitamina C, um anti-oxidante com poderosas propriedades de redução de dor. Alguns estudos sugerem que a vitamina C pode ajudar as pessoas a sentir menos dor depois uma cirurgia ortopédica ou se fracturar um osso. .Da próxima vez que começarem a sentir dores, já sabem o que comer!
Fonte: preventdisease.com
0 comentários:
Enviar um comentário